Contador
HISTÓRICO
O Terminal Garagem Menezes Côrtes, ou simplesmente Terminal Castelo é um dos cinco principais do Rio de Janeiro, sendo especializado em linhas de ônibus seletivos com destino a vários pontos da Região Metropolitana, com isso, recebeu o apelido de Terminal dos Frescões. Localizado no Centro da Cidade, o terminal fica próximo a estação do metrô da Carioca e a estação da barca Praça XV.
A inauguração do Edifício Garagem Menezes Côrtes ocorreu em 1973, substituindo o antigo Terminal Rodoviário Erasmo Braga, com o objetivo de retirar os automóveis das ruas para organizar o trânsito nas imediações.
Por sua fácil acessibilidade por todas as regiões da cidade (através do metrô e da barca) e por estar situado na região central (próximo a Perimetral e do Aeroporto Santos Dumont), o terminal mantém a tradição de realizar apenas viagens curtas para alguns pontos do estado. A viagem mais longa atualmente é a com destino à Nova Friburgo, com um trajeto de 159 km. O terminal não atende a nenhum outro estado brasileiro assim como não faz viagens ao interior.
Privatização
O Governo do Estado realizou uma parceria público-privada em 1998, com isso, a CODERTE ficou responsavel apenas por um dos andares do estacionamento destinado aos servidores estaduais e na pavimentação no primeiro andar do terminal.
Estrutura
O Prédio contêm cerca de 50 estabelecimentos comerciais, entre eles um campus da Universidade Estácio de Sá ocupando todo o 15º andar, e várias lojas na "sobreloja" e lanchonetes no subsolo.
SETOR DE ATUAÇÃO
O mercado está bastante favorável para esse setor de atividade.
Estacionar um carro no Rio de Janeiro está ficando cada vez mais caro. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Colliers International, a cidade registrou a maior alta de preços de estacionamento dos últimos três anos.
Ainda segundo a consultoria, estes aumentos se devem, principalmente, a aspectos