Contador
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
2014 – 1
A PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA E A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
A Psicologia nasce, como ciência, no final do século XIX, com Wilhelm Wundt, em Leipzig, Alemanha, e estuda os processos mentais (sentimento, pensamento, razão) e o comportamento humano e animal. No sentido mais amplo, o objeto de estudo da Psicologia é o HOMEM.
Como pequena amostra dos numerosos pontos de vista sobre o que é o objeto da psicologia, seguem algumas definições de Comportamento: Atividade de um organismo; Atividade observável de um organismo específico; Atividade mensurável de um organismo específico; Respostas do indivíduo, da espécie ou do grupo, aos estímulos; Resposta específica de um organismo específico; Resposta particular de um modelo de resposta; Movimento; Atividade total, subjetiva e objetiva, não observável e observável, de um indivíduo ou grupo.
A palavra comportamento foi introduzida na linguagem filosófica para indicar o objeto da psicologia de reação, chamada impropriamente, muitas vezes, de psicologia objetiva. Alguns autores propõem a palavra conduta para indicar as reações não estereotipadas da espécie, mas que caracterizam o indivíduo e provêm do hábito. Em Psicologia, entende-se como comportamento o conjunto de reações que resultam da experiência individual e que não se transmitem à espécie. Assim, podemos afirmar que comportamentos são as respostas de uma pessoa ou de um animal diante de uma situação, já que todos carregam modos de agir que se expressam em situações de estímulo.
O campo de atuação da Psicologia é muito vasto, pois temos a Psicologia Escolar, a Psicologia Clinica, a Psicologia Organizacional, a Psicologia Social, a Psicologia Hospitalar, a Psicologia do Esporte, a Psicologia Jurídica, entre outras.
A Psicologia Organizacional compreende e atua nos processos relativos ao mundo do trabalho, explorando, analisando