contablidade
Cada vez mais, nota-se que, as empresas estão adotando estratégias que visem à competitividade e permanência no mercado de trabalho. Neste sentido, muitos estudos apontam que dos grandes desafios enfrentados pelas organizações e empresas, ‘’principalmente as micros e pequenas empresas’’, está relacionado com a falta de gestão financeira adequada. Visto que, a gestão financeira assume um importante papel dentro das organizações e tem como condição básica manter a permanente em situação de liquidez, ou seja, assegurar o necessário equilíbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira, quantificando os planos de expansão de acordo com as possibilidades de obtenção de recursos, próprios ou de terceiros. Desta maneira pode-se deduzir que o fluxo de caixa é um instrumento indispensável para a gestão comercial. Além do mais, juntamente com outras ferramentas e análise e controle econômico-financeiro, servem de subsidio para agrupar informações necessárias para o processo de tomada de decisão.
2- GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
A gestão financeira de uma empresa envolve um conjunto de ações e procedimentos administrativos que visam maximizar os resultados econômico-financeiros, através da eficiência operacional e do controle das atividades financeiras. Cabe ao Gestor Financeiro de uma empresa, a função de analisar demonstrações financeiras e elaborar estudos de viabilidade, auxiliar nas decisões tomadas na empresa; planejar, avaliar e gerenciar as pessoas e processos nos negócios e serviços da empresa, sempre em busca de maior qualidade, produtividade e competitividade.
2.1-CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA
A gestão financeira é uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, encontrada em qualquer organização e à qual cabem as análises, decisões e atuações relacionadas com os meios financeiros necessários à atividade da organização. A função financeira integra todas as