contabio
O presente trabalho tem como objetivo mostrar como o estudo das Ciências Sociais é importante na formação de uma sociedade justa, que é capaz de identificar seus problemas e buscar soluções para os mesmos. O estudo das Ciências Sociais nos permite entender que a cultura vivenciada por cada sociedade é capaz de proporcionar uma qualidade de vida melhor ou pior para cada indivíduo, ao mesmo tempo em que, nos ajuda a encontrar as raízes de determinados conflitos existentes em cada sociedade estudada, nos fazendo assim senão entender ao menos aceitar determinadas decisões ou atitudes que muitas vezes nós não podemos compreender por fazermos parte de uma sociedade com cultura diferente..
Definir o que é cultura, indivíduo e sociedade, pois para compreender o comportamento humano, suas ações e reações a uma determinada situação, é necessário entender o contexto social que o mesmo está inserido, quais são suas visões, suas limitações de pensamento e movimento dentro de seu raio de ação. Indivíduo, cultura e sociedade estão intrinsecamente ligados, e não se entende um sem entender o outro. Compreender os aspectos sociais, políticos, históricos e culturais das Ciências Sociais.
Retratar e criar situações cotidianas de desigualdade social, relacionando tais fatores com os fundamentos sociológicos, através de um texto crítico-reflexivo sobre os documentários do tema, e de imagens que mostrem essas divergências sociais.
Refletir sobre situações do dia-a-dia sobre a exploração do meio ambiente por meio de um texto crítico-reflexivo.
Etapa 1:
A Cultura
A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. A cultura “molda” o individuo social, tece as regras da socialização. Tal processo pelo qual todos os seres humanos passam sua vida em sociedade e que é um processo contínuo que começa com o nascimento e termina com a morte, delineando, assim, os relacionamentos entre diferentes grupos sociais e os indivíduos entre si.