contabillidade
A parte central de uma empresa são as pessoas, ou seja, os funcionários. Uma empresa pode ter o domínio da tecnologia, dos preços, a exclusividade de determinadas linhas e pode colocar tudo a perder com pessoas inadequadas ou, por outro lado, pode assumir a liderança no seu segmento com a equipe ajustada e motivada.
Antes de falar de pessoas, você precisa oferecer a elas uma causa. A causa é maior do que a missão da empresa, é uma razão para o seu funcionário estar ali e trabalhar oito ou 10 horas por dia satisfeito e confiando na sua organização. A causa depende das atitudes do dono, participação dos funcionários nas decisões e estratégias da empresa e, fundamentalmente, nos lucros. Ela pode ser traduzida da seguinte forma: “Eu tenho este objetivo que compartilho com vocês. Se formos juntos e ganharmos, vocês terão parte destes ganhos”.
Não se trata de vestir a camisa, mas de vestir as idéias e acreditar nelas genuinamente. É uma convocação que depende da sua própria crença como empresário para motivar sua equipe. Isso é algo já usado por alguns estadistas e que, agora, é importado para o campo empresarial.
Para que sua equipe alcance o melhor resultado você precisa atentar para a alguns pontos:
Ouça com atenção seus funcionários;
Pratique a empatia sem paternalismo;
Seja transparente;
Envolva-os nas decisões e nos resultados;
Cumpra suas promessas;
Trabalhe sempre profissionalmente;
Desestimule fofocas;
Tente não ter nem manifestar preferências; se o funcionário é muito bom, promova-o;
Treine sua equipe por meio de um plano de necessidades e não por oportunidades;
Reserve alguns minutos do seu tempo para conversar reservadamente com cada funcionário. Dê e receba retornos sobre seu trabalho e os processos da empresa.
Faça isso de forma sistemática, pois funciona como alívio de pressões, assim como também abre espaços para o diálogo com a equipe.
A equipe de vendedores deve funcionar