CONTABILIZAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO
TRABALHO SOBRE CONTABILIZAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO
1 – Introdução
A finalidade deste trabalho é descrever e conceituar algumas noções de contabilização da folha de pagamento e encargos sociais.
2 – Folha de Pagamento
A folha de pagamento é um documento elaborado mensalmente pela empresa onde necessariamente tem que constar o nome do funcionário, o valor bruto dos salários, os descontos e o valor líquido a receber. Esta obrigatoriedade é prevista no art.47 do ROCSS – Regulamentada Organização de Custeio da Seguridade Social, que determina:
“A empresa é obrigada a”:
I – preparar a folha de pagamento da remuneração paga ou creditada a todos os segurados a seu serviço;
II – lançar mensalmente em títulos próprios de sua contabilidade, de forma discriminada os fatos geradores de todas as contribuições, o montante das quantias descontadas, as contribuições da empresa e os totais recolhidos.”
Para se elaborar uma folha de pagamento são necessárias algumas informações, entre elas o livro de ponto, onde se faz o controle de entrada, saída e Hora Extra cumprida pelo funcionário. Com base nestas informações e no salário de cada funcionário é que a contabilidade, mas especificamente o setor de Dep. Pessoal, elabora os diversos cálculos sobre a folha de pagamento e encargos. É sempre no final de cada mês que a empresa elabora a folha de pagamento e efetua os registros de apropriação da folha, obedecendo assim o princípio da competência.
2.1 – Encargos sobre a folha de pagamento parte do empregado
INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) – Para o cálculo da contribuição do empregado, utiliza-se uma tabela onde a alíquota pode variar entre 8% a 11%, sobre a remuneração mensal, respeitando o teto máximo de contribuição que varia de ano para ano.
IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) – Todo funcionário e sócio de