CONTABILIZA O DAS TRANSA ES NO SETOR P BLICO
TRANSAÇÕES NO SETOR PÚBLICO
A Norma Brasileira de Contabilidade define transações no setor público como sendo:
“os atos e os fatos que promovem alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais, no patrimônio das entidades do setor público, as quais são objeto de registro contábil em estrita observância aos
Princípios Fundamentais de Contabilidade e às
Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao
Setor Público “.
Exemplos: Aquisição de bens – Veículos, computadores, moveis e utensílios em geral.
As transações no setor público podem ser classificadas nas seguintes naturezas:
Econômico-financeira – corresponde às transações originadas de fatos que afetam o patrimônio público, em decorrência, ou não, da execução de orçamento, podendo provocar alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais;
Administrativa – corresponde às transações que não afetam o patrimônio público, originadas de atos administrativos, com o objetivo de dar cumprimento às metas programadas e manter em funcionamento as atividades da entidade do setor público.
Transações no Setor Público
Caso para exemplificar: Compra de um veiculo
Setor Privado X Setor Público
Procedimento
Geralmente as empresas de médio e grande porte possuem politicas de compras definidas, mas não existe um procedimento de controle orçamentário, a exemplo do que ocorre no setor publico. No geral, as empresas procuram conciliar pesquisa de preço com qualidade suprindo suas necessidades.
Contabilização
O plano de contas do setor privado trabalha em apenas um sistema, ou seja, o lançamento dos fatos contábeis são realizados em sistema único que engloba operações financeiras e patrimoniais. As contas afetadas são debito em uma conta de imobilizado e credito em uma conta de obrigação no passivo circulante.
Balanço Patrimonial
Caso: Aquisição de um veiculo.
ATIVO
PASSIVO
Ativo Circulante
Passivo não Circulante
Ativo não Circulante
Patrimônio Líquido