Contabilidade
Introdução
Relatórios Contábeis é a exposição resumida e ordenada de ddos colhidos pela Contabilidade. Ela objetiva relatar às pessoas que o utilizam os dados contábeis os principais fatos registrados por aquele setor em qualquer período.Também conhecido como infirmes contábeis, distinguem-se em obrigatórios e não obrigatórios.
Os relatórios obrigatórios são aqueles exigidos por lei, sendo conhecidos como Demostrações Financeiras. São exigidos na totalidade para as sociedades anônimas e parcialmente a outros tipos societários, por meio do Imposto de Renda.
Os relatórios contábeis não obrigatórios não, evidentemente, são aqueles não exigidos por lei, o que não significa que são menis importantes.Há relatórios não obrigatórioos imprescindível para a administração.
Relatórios Contábeis Obrigatórios
Lei da sociedades anônimas
A Lei das Sociedades por Ações estabelece que, ao fim de cada exercício social(ano), a diretoria fará elaborar, com base na escrituração contábil, as seguintes demontrações financeiras (ou contábeis) (para a Sociedade Anônima-S.A):
Balanço Patrimonial
Demonstração do Resultado do Exercício
Demonstração de Lucros ou Prejuísos Acumulados ou Demonstraçõa das Mutações do Patrimônio Líquido;
Demonstração dos Fluxos de Caixa;
Demonstração do Valor Adicionado.
Tais demostração financeira deverão der publicadas em dois jornais: no Diário Oficial e num jornal de grande circulação.
As Sociedades Anônimas de Capital Aberto (que negociam suas ações na Bolsa de Valores) estão obrigadas à elaboração e publicação da Demontração de Valor Adicionado. As demais estão desobrigadas em relação a essa demonstração.
Outro aspecto relevante é que as demonstrações financeiras de cada exercício devem ser publicadas cm a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior. Poderão, ainda, ser publicadas adotando-se como expressão monetária o "milhar" de real (cancelando os três últimos