Contabilidade
DA
CONTABILIDADE
PROF. SÉRGIO ARAUJO
APOSTILA DE FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE- ATUALIZADA EM DEZEMBRO/2010, CONFORME A LEI 11638/07, MP 449/08 E PRONUNCIAMENTOS DO CPC
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CONTABILIDADE
Histórico.
Podemos dividir a História da Contabilidade em quatro fases:
Fase Primitiva ou Primeiro Período (de 6.000 a.C. até 1202 d.C.).
Compreende a Pré-História e a história das antigas civilizações. A Contabilidade era feita de forma empírica1. Também diz respeito ao período estacionário que ocorreu após a queda do império romano até a Idade Média (séc. XIII).
Fase Antiga ou Segundo Período (de 1202 até 1494).
É a fase da sistematização da Contabilidade, ou seja, é o período em que a Contabilidade assumiu formas sistemáticas de registro, iniciando-se com a publicação do Livro “Líber Abaci” de Leonardo Fibonacci, o Pisano, que descreve de forma rudimentar a técnica dígrafa (débito e crédito), substituindo o algarismo romano pelo arábico. Fase Moderna ou Terceiro Período (de 1494 até 1840).
É o período da consolidação do conhecimento contábil ou da licenciatura contábil. Inicia-se com a publicação do “Tratactus de Computis et Scripturis” do Frei Luca Paccioli, que introduziu o método de registro contábil de partidas dobradas. Nesta fase, foram editadas centenas de obras em todo o mundo, todas de teor prático.
Fase Contemporânea ou Quarto Período (de 1840 até aos dias atuais).
Trata-se do período científico da Contabilidade. Tem início em 1840, com a publicação da obra “La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche” de Francesco Villa. É a fase em que surgem as doutrinas contábeis, se estendendo até os dias de hoje.
1.1 - DEFINIÇÃO
Definições clássicas sobre a Ciência contábil:
“A contabilidade registra , estuda e interpreta os fatos financeiros e ou econômicos que afetam a posição patrimonial de determinada pessoa física ou