Contabilidade
FACULDADE DE ITAPIRANGA – FAI
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
PROFESSOR: CLÁUDIO JOSÉ HOFER
ACADÊMICAS: MAETÊ TELOEKEN E MARLUCE CONRAD
ORÇAMENTO COMERCIAL
Itapiranga
Março/2013
INTRODUÇÃO
Ao falar de Orçamento de vendas não podemos deixar de explicar ao certo o que vem ser. Orçamento de vendas nada mais é que a previsões de vendas para um determinado período orçamentário.
Orçamento de venda serve de base para as outras peças orçamentarias, por isso, se suas estimativas não forem precisas, podem inviabilizar o controle orçamentário como um todo.
Todos os órgãos necessitam de um bom orçamento de venda, como por exemplo as empresas aéreas precisam prever o numero de passageiros que vão voar em cada rota, já os hotéis precisam prever a taxa de ocupação durante os diferentes dias e meses.
Normalmente as empresas grandes como Magazine Luiza e outras, precisam prever as vendas de varejo de milhares de produtos em diferentes lugares, já as empresas de pequeno porte precisam prever as vendas dentro de sua região.
Com esse trabalho vamos apontar os métodos de previsão de vendas, as restrições internas e externas, os objetivos, as características para a elaboração de um bom orçamento de venda. Vamos apresentar também as politicas de marketing que são definidas em suas respectivas áreas, um exemplo prático de uma empresa, onde ela possui filial e dois tipos de produtos.
Todas estas questões serão devidamente abordadas ao longo deste estudo, levantando duvidas sobre se o melhor orçamento de vendas agregar para cada tipo de estabelecimento.
Orçamento de Vendas
O orçamento comercial, ou de vendas, constitui um plano das vendas futuras da empresa para determinado período de tempo. Tem a função principal de determinar o nível de atividades futuras da empresa, onde, a partir dele é determinado o que será vendido, em que quantidades e quando. A responsabilidade é do