Contabilidade
PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE
São Paulo
2013
Nome: Leinice Lacerda de Carvalho RA: 4789800
PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE
Trabalho apresentado à disciplina de
Contabilidade do curso de Ciências
Contábeis/ FMU, sob orientação do
Professor: Davidson Benicio de Souza
São Paulo
2013
RESUMO
Este estudo relaciona aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, enfatizando o Princípio da Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo valor original, Competência e Prudência. A motivação do tema decorreu da Resolução do CFC atualizada e consolidada dispositivos da Resolução CFC Nº. 750/93, que dispõe sobre os princípios fundamentais de contabilidade. Apresenta, como fundamentação teórica, uma breve referência sobre os princípios contábeis que são notáveis para desenvolver os valores das doutrinas e teorias. Faz uma análise dos Princípios Fundamentais de Contabilidade e sua aplicabilidade na Contabilidade. Ao final, pode se conclui que a contabilidade é utilizada no mundo da ciência com profissionalismo.
INTRODUÇÃO
A Contabilidade tem como finalidade demonstrar a situação patrimonial de uma entidade, com base em levantamento de dados, para que os usuários de tais informações possam tomar decisões.
As informações prestadas devem seguir as Normas e Princípios exigidos pela Contabilidade e apresentar a realidade encontrada nas empresas, mas pode ocorrer que elas sejam distorcidas ou não condizentes com a situação da empresa.
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC T11), a Auditoria é conceituada como “o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a sua equação, consoante aos Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade”.
A Auditoria Contábil como função a manifestação de uma opinião sobre as Demonstrações Contábeis da organização, e foi criada para fornecer informações seguras, transparentes e relevantes