CONTABILIDADE
Discrimina o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a eventual correção do saldo inicial. Deverão ser discriminadas ainda as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício, as transferências para reservas, os dividendos a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.
A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados é a demonstração contábil destinada a evidenciar, num determinado período, as mutações nos resultados acumulados da Entidade. “a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados serve de ponte entre a DRE e o Balança patrimonial” As Demonstrações de Lucros ou Prejuízos Acumulados servem para indicar o destino dos provenientes lucros. Serve para indicar ao gestor ande ou o que fazer quando houver lucro na empresa.
Esquematiza-se a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados da seguinte forma:
Saldo no início do período Ajuste de exercícios anteriores (+) Retificação de erros Lucro Líquido do Exercício Saldo Disponível
Proposta da Administração para destinação do Lucro
Res. Legal
Res. Estatutária
Res. Orçamentária
Res. P/ Contingências
Res. Lucros a Realizar
Dividendos a Distribuir
Saldo no final do período
2.Demonstração das mutações do Patrimônio liquido – DMPL
Para Hoog (2008), a DMPL é uma peça contábil que revela de forma analítica a movimentação do patrimônio líquido em um dado período, e que serve para complementar a interpretação do Balanço Patrimonial quando se busca visualizar a situação econômica da empresa e seus reflexos na riqueza dos acionistas.
ESTRUTURA:
*O saldo no início do período;
*Os ajustes de exercícios anteriores;
*As reversões de reservas;
*A parcela correspondente à realização de reavaliação líquida do efeito dos impostos correspondentes;
*O resultado líquido do período;
*As compensações de prejuízos;
*As destinações do lucro líquido do período;
*Os lucros distribuídos;
*As parcelas de lucros incorporadas ao