Contabilidade
Interpretar dados determinantes que podem afetar a situação patrimonial, financeira e econômica de qualquer entidade.
Ela consta de três requisitos para que se considere como ciência: o campo de atuação que são as entidades; o método de partidas dobradas, o objetivo que é o patrimônio.
Compreende-se também que a contabilidade é de grande importância para o desenvolvimento da sociedade, pois evolui de acordo com a necessidade humana, de administrar atividades pessoais, governamentais, para o calculo de seus bens.
1. Origem da contabilidade
A origem da contabilidade esta ligada a uma necessidade de registros do comercio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A pratica do comercio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
Existem vestígios dos métodos Incas de contabilizar, um jeito bastante simples, utilizando somente de um pedaço rústico de corda, onde se fazia um nó para cada objeto de posse.
A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Na Babilônia a cobrança dos impostos já era feita com escritas embora rudimentares.
1.2. Quais os primeiros sinais de que existia contabilidade na antiguidade
O primeiro sinal de atividade contábil vem por volta de 4.000 a.C., em URUK, cidade da antiga Mesopotâmia, no território atual do Iraque. Uruk era um centro da civilização sumeriana. Os primeiros registros contábeis eram feitos em fichas de barro, guardadas em receptáculos de barro, que eram utilizados na contagem dos patrimônios. Como exemplo uma ficha de barro poderia representar um boi, se este mesmo boi foi mandado, transferido ou emprestado para outro pasto, sua ficha seria igualmente transferida para outro receptáculo de barro, registrando assim a transação e auxiliando no controle do