Contabilidade
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da Contabilidade na gestão das empresas, por constituir uma ferramenta que permite ao gestor tomar decisões, baseadas em informações mais aprofundadas sobre a situação da empresa em determinado período.
Tem como metodologia a pesquisa bibliográfica por listar-se em autores renomados como Marion (2002), Pizzolato (2000) que serviram como suporte teórico para discussão, referente ao objeto de estudo. A contabilidade como ferramenta de gestão empresarial, diferenciando as e abordando sua relevância para a organização bem como indicar os setores beneficiados com o uso dessas informações e os relatórios que poderão ser gerados e utilizados pela gestão. A Contabilidade, por se tratar de uma área que faz a ligação entre as demais áreas e, por existir no interior da organização, colabora com a gestão, em decorrência das informações que é capaz de gerar e interpretar, resultando no fornecimento de relatórios adequados à necessidade de cada seguimento empresarial, o que permite amparar o processo de tomada de decisão. Diante dessa observação, a contabilidade permite ao gestor obter dados reais referentes à empresa.
Palavras-chave: Patrimônio. Estoques. Variações. Relatórios. Conclusão.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente á uma grande necessidade da organização das entidades em todos os setores, incluindo a contabilidade, pois ela trata-se de um sistema de coletar informações financeiras e a organizar de tal forma que fique clara para os gestores.
Essas informações devem ser atualizadas todos os dias, dependendo da entidade é preciso atualizar em um curto espaço de tempo, mantendo o balanço patrimonial sempre organizado, conforme:
“A contabilidade costuma ser chamada de linguagem da empresa. Trata-se de um sistema de coletar, sintetizar, interpretar e divulgar, em termos monetários, informações sobre uma organização. Como qualquer outro sistema de informação, a Contabilidade passa por contínua evolução