Contabilidade
PROFESSOR: CLAUDIO MARTINS DOS SANTOS
I-Introdução
A contabilidade surge desde os primórdios das civilizações devido a necessidade que o homem possui de controlar, administrar e preservar seus bens , garantindo-lhe assim benefícios.
O homem primitivo vivia em pequenos grupos e não tinha conhecimento para produzir meios para sua sobrevivência, desta forma, detinha-se a exercer a função de mero coletor de alimentos. Neste momento notamos a presença da contabilidade como uma forma de controle, uma vez que o montante acumulado demonstrava se seria necessário ou não voltar a buscar bens da natureza para garantir sua sobrevivência.
Achados arqueológicos mostram que estes registros eram feitos em lâminas de osso de rena, marcadas pela incisão de sulcos que demonstravam a quantidade de algum objeto ou alimento. Sendo assim, a característica contábil se dava apenas em caráter quantitativo.
O homem antigo já tinha como objeto o patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens em seus aspectos quantitativos.
Nesta época a palavra “Conta” designa o agrupamento de itens da mesma espécie.
Os primeiros sinais objetivos da existência da contabilidade, data pelos historiadores por volta de 4000 anos A.C. , onde os homens primitivos gravavam em paredes de grutas inscrições que demonstravam seu patrimônio.
Estas inscrições davam-se da seguinte forma os desenhos representavam a natureza e a utilidade do bem e os riscos que eram desenhados a frente denunciavam a quantidade. Sendo assim, o inventário exercia papel importante uma vez que, a contagem era o único método adotado para o controle dos bens.
Outro exemplo de registro contábil foi o desenvolvido pelos suméricos , babilônicos e assírios que faziam seus registros em peças de argila retangulares ou ovais, dando origem as famosas tábuas de Uruk