contabilidade
Os cálculos dos tributos pelos sistemas: Lucro Presumido, lucro real anual e trimestral, possibilitaram a elaboração de um quadro comparativo a fim de definir qual a melhor forma de tributação para a empresa em estudo. Sendo assim, foi possível verificar que a opção menor onerosa para empresa é o Lucro Real Anual. Aconselha-se que o planejamento seja efetuado sempre antes do inicio de cada ano, tendo em vista a constante mudança das legislações e dados da empresa.
COMULATIVIDADE DO PIS e da COFINS
Neste regime a COFINS e o PIS passou a ser contribuições de uma complexidade tamanha, do ponto de vista operacional, tanto para os seus operadores privados (Contadores, pessoal de escrita fiscal, Administradores, etc..) quanto para a RFB, com edições de várias normas a respeito. O seu estudo assemelha ao ICMS, com variações amplas, mas a ausência de escrituração desde a implantação no novo sistema criado no início da década passada, o tornou inadiministrável. (11) E o Governo está usando a COFINS e o PIS (cada vez mais com cara de Tributo) no mesmo sentido do IPI: Reguladora das distorções da economia via regimes especiais.
Pela análise da definição de tributo podemos entender a COFINS e o PIS se tornou parecidíssimos com o gênero tributo, não como foram criadas, mas pelas variações sofridas ao longo do tempo,