Contabilidade
São Luís, 28 de novembro de 2012.
CURSO: Administração de Empresas
ATIVIDADE DE CONTABILIDADE GERENCIAL DE CUSTOS
MÓDULO I * Citar quatro definições da Contabilidade Gerencial de vários autores:
A contabilidade é uma ferramenta indispensável para o controle dos negócios, sendo ela a doutrina gestora do patrimônio, tornando-se fundamental na metodologia de gerenciamento e crucial no que se refere às novas diretrizes tomadas dentro da empresa.
No tocante a Contabilidade Gerencial, a mesma está voltada para a administração da empresa procurando fornecer informações para os administradores de maneira adequada e eficaz no modo decisório do administrador que está dentro da organização e que zela pela direção e controle de seus procedimentos. Têm-se inúmeras definições referentes à mesma. Pode-se dizer que a Contabilidade Gerencial é um conjunto de informações contábeis organizadas para analisar o objeto da contabilidade sob os aspectos administrativos, especialmente na tomada de decisões. A Contabilidade Gerencial procura, reunindo conhecimentos, dar meios para que se trace uma política administrativa, ensejando decisões e possibilitando a ação consciente no governo da riqueza. Ela usa para isso, de todos os recursos da ciência contábil. ( Sá, 1971, p29).
Segundo Sérgio Iudícibus “a Contabilidade Gerencial pode ser caracterizada superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na Contabilidade Financeira; na Contabilidade de Custos; na análise financeira e de balanços, colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório”. Já para Padoveze(2004) “a Contabilidade Gerencial é o ramo da Contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções”. Na visão