Contabilidade
Pensar no tema adequado e seguir as regras dispostas no edital são alguns dos itens indispensáveis para ter sucesso em seu projeto de pesquisa
Até 2014, o Governo Federal pretende conceder 100 mil bolsas de estudo com o Programa Ciência Sem Fronteiras. Serão beneficiados alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores, especialistas e jovens cientistas que tenham interesse em estudar no exterior.
Cada aluno bolsista receberá a quantia de US$ 800 mensais, além de passagem aérea, seguro-saúde, auxílio instalação e, em alguns casos, algumas taxas da universidade. As bolsas proporcionarão estudos no exterior e a possibilidade de realizar um estágio em uma empresa estrangeira.
Pensando nisso, a Universia Brasil preparou algumas dicas de como fazer um bom projeto de pesquisa e concorrer a uma bolsa de estudo. Confira a seguir:
Fique atento ao edital
Todos os programas de bolsa de estudo - sejam eles para o desenvolvimento no Brasil ou no exterior - divulgam antes do período de inscrições um ato escrito oficial com determinações e avisos, o edital.
Nele, o candidato encontra informações valiosas sobre todo o processo de inscrição, os pré-requisitos para participar do programa, o que será avaliado na candidatura e como poderá desenvolver o projeto de pesquisa.
Para iniciar um bom projeto de pesquisa, portanto, é essencial que o bolsista leia atentamente esse escrito e esteja por dentro das regras que compõem o seu programa.
Defina um bom tema
De acordo com o professor doutor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) José Armando Valente antes mesmo da divulgação do edital, o candidato à bolsa de estudo deve pensar em um tema para desenvolver o projeto de pesquisa. "Ele deve escolher um assunto de seu interesse. Com isso, ele pode formular a questão da pesquisa e delimitar seus objetivos", diz.
Alguns