contabilidade
A Contabilidade da Época Colonial ao Brasil Império
A história da contabilidade no Brasil iniciou-se a partir da época Colonial, representada pela evolução da sociedade e a necessidade de controles contábeis para o desenvolvimento das primeiras Alfândegas que surgiram em 1.530. Esses fatos demonstram as preocupações iniciais como o ensino comercial da área Contábil, pois no ano de 1549 são criados os armazéns alfandegários e para controle destes, Portugual nomeou Gaspar Lanego como o primeiro contador geral das terras do Brasil, cuja expressão era utilizada para denominar os profissionais que atuavam na área pública.
CONTABILIDADE AVANÇADA E INTERMEDIÁRIA
“Contabilidade na Lei nº 6.404”.
Serviços a serem prestados na sociedade na Área Contábil e a classificação de documentos de acordo com a natureza das origens de capital e suas respectivas aplicações sejam despesas, custos, investimentos etc.
Balancetes mensais para análise das evoluções das contas.
DRE, SPED, SINTEGRA e GIA.
Demonstração dos fluxos de caixa. Apuração de impostos e preparação de informações para recuperações tributárias. Planejamento tributário. Encerramento de balanços trimestrais e anuais. Apresentação de declarações do âmbito federal, como DCTF, DACON, DIPJ etc.
Área Fiscal Lançamento de notas fiscais de entrada e saída de mercadorias. Fechamento dos livros auxiliares de escrituração. Apresentação de informativos fiscais. Apuração e verificação de impostos sobre compra de ativos e materiais de consumo, traçando um comparativo entre valores cobrados com os efetivamente devidos. Verificação do desempenho da sua empresa.
Departamento pessoal e previdenciário, elaboração de folha de pagamento mensal, registro de admissão, anotações de salários, recolhimentos de contribuições sindicais e referentes a demissões. Controle de férias e demais direitos trabalhistas. Apresentação de CAGED,