CONTABILIDADE
DISCIPLINA: CONTABILIDADE AVANÇADA II
ETAPA 1
PASSO 1
“Avaliação de Investimento em Participação Societária”
. PARTICIPAÇÃO SOCIETÁRIA:
Participações Societárias: aplicações de recursos que determinada empresa, doravante denominada investidora, efetua na aquisição de ações ou cotas de outra empresa, doravante denominada investida, com o objetivo de:
• Garantir atividade complementar, aumentando o leque de produtos, aumentando, assim, seus lucros.
• Garantir fornecimento de matéria-prima, obtendo a venda casada.
• Aumentar a participação no mercado.
• Manter clientes estratégicos.
OBS.: Geralmente, as atividades da investidora e da investida, de alguma forma, se complementam. Quando o objetivo da aquisição de participação societária for obtenção de retorno pela venda de tais participações, as mesmas serão classificadas como Instrumentos Financeiros.
PASSO 2 CPC 18
Pronunciamento contábil que determinou o tratamento que deve ser dado aos investimentos em coligadas associadas.
Deverão ser analisados quais investimentos serão avaliados pelo método de Equivalência
Patrimonial.
CPC 18
Empresa Controlada
É a empresa na qual outra empresa, a controladora, tem poder sobre ela para assegurar, de forma irrevogável, preponderância em suas deliberações sociais e de eleger a maioria de seus administradores. 1 - Quais as definições do CPC 18 – Referente a investimento em empresas coligada e controlada? - Método de Equivalência Patrimonial:
O Método de Equivalência Patrimonial, o qual define a aquisição de 20 a 50% das ações ordinárias, já é considerado um valor relativo que permite ao investidor não controlador influência considerável sobre a empresa.
É o método de contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e posteriormente ajustado pelo reconhecimento da participação atribuída nas alterações dos ativos líquidos da investida. O resultado do período do investidor