CONTABILIDADE
A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Como o passar do tempo o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatória para a maioria das empresas.
Ressaltamos, entretanto, que a contabilidade não deve ser feita visando basicamente atender às exigências do governo, mas, o que é muito mais importante, auxiliar as pessoas a tomarem decisões.
Todas as movimentações passíveis de mensuração monetária são registradas pela contabilidade, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa. Esses interessados, através de relatórios contábeis, recordam os fatos acontecidos, analisam os resultados obtidos, as causas que levaram àqueles resultados e tomam decisões em relação ao futuro. “A contabilidade é possivelmente um dos assuntos,
Mais áridos do mundo. E pode também ser o mais
Confuso. Mas, se você quiser ser rico, pode ser o
Assunto mais importante. A questão é como pegar
Um tema entediante e confuso e ensiná-lo a
Crianças. A resposta é: simplifique. Comece
Por ensiná-lo pó meio de figuras.
(livro Pai rico, pai pobre, Cap. 1)
Pilares da contabilidade
Pilares da contabilidade são as regras da contabilidade que podemos chamar genericamente de princípios contábeis.
A contabilidade repousa, basicamente, em dois pilares da teoria contábil: a entidade contábil e a continuidade da empresa.
Em primeiro lugar, há necessidade da existência da entidade contábil, ou seja, uma pessoa para quem é mantida a Contabilidade. Não havendo entidade contábil, não há, evidentemente, a contabilidade aplicada.
2.1 Balanço Patrimonial E a demonstração financeira (contábil) destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa