Contabilidade
A PERSPECTIVA ACADÊMICA SOBRE O TEMA A AMAZÔNIA PODE SER SUSTENTÁVEL NUM PAÍS INSUSTENTÁVEL NUMA SOCIEDADE GLOBAL INSUSTENTÁVEL?
Diego Correa
Jorge Mario 1
Marcelo Coutinho1
Rogério José1
Tatiane Pinto1
1. INTRODUÇÃO
Essa pesquisa visa mostrar as ideias dos acadêmicos do curso de Serviço Social da FSDB sobre o tema A Amazônia pode ser sustentável num país insustentável numa sociedade global insustentável?. Também aborda-se como os mesmos percebem questões como as relações, FSDB, meio ambiente e sociedade. Foi realizada durante o período de aulas no horário noturno na 1ª quinzena de novembro de 2011, na própria instituição (FSDB, Manaus, AM) visto que a maioria dos acadêmicos são jovens trabalhadores. Foram entrevistados 40 acadêmicos aleatoriamente, mais que se prontificaram a responder às questões. Ainda que este tema seja do interesse de todos, os entrevistados manifestaram interesse em colaborar aos acadêmicos nesta pesquisa, porém surgiu um desinteresse em relação ao assunto. Em sua maioria os mesmos conseguiram posicionar-se criticamente em relação às perguntas feitas.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 CONCEITOS DE MEIO AMBIENTE
Para Medina (1996), meio ambiente deve ser entendido como o resultado das relações de intercâmbio entre sociedade e natureza em um espaço e tempo concretos. Analisando este pensamento fica bem claro perceber que o ambiente e gerado e construído ao longo do processo histórico de ocupação e transformação do espaço por parte de uma sociedade ou seja somos os maiores responsáveis por todos os problemas ambientais que afetam hoje nosso planeta.
Para Brügger (1994), meio ambiente deve ser considerado em sua dimensão histórico-cultural. Ou seja, em nosso ponto de vista a questão do meio ambiente atual adota uma nova compreensão com novos paradigmas, na qual a sociedade passa a encarar com um maior cuidado. Classificamos em: * Vertente ecológica preservacionista * Problemas de degradação ambiental