contabilidade
Por que existe a necessidade de uma Contabilidade de Recursos Humanos? A resposta está na utilidade das informações sobre recursos humanos. A contabilidade de recursos humanos (CRH), como o próprio nome sugere, é a parte das Ciências Contábeis que tem como preocupação central o ser humano, como sendo este o agente principal de todas as modificações que ocorrem no contexto sócio-econômico das empresas.
A CRH pode aplicar técnicas de mensuração do custo e do valor de recursos humanos, considerando-as os agentes principais de todas as formas de produção de bens e riquezas, assim como de utilização de serviços. Ela concentra-se no fornecimento de informações sobre ativos humanos.
Uma definição bastante abrangente de contabilidade de recursos humanos é que ela seria "o processo de identificar, medir e classificar informações sobre recursos humanos e comunicá-las aos usuários interessados".
Essa definição implica em três objetivos acadêmicos principais da contabilidade de recursos humanos, que são: (1) identificação do "valor de recursos humanos; (2) mensuração do custo e do valor das pessoas para as organizações, e; (3) investigação do impacto cognitivo e comportamental de tais informações.
Verifica-se então que a contabilidade de recursos humanos é um reordenamento das informações financeiras de forma a fornecer dados sobre recursos humanos que podem ser utilizados tanto pelo trabalho como pelo capital para resolver seus conflitos. FLAMHOLTZ e JOHN M. LACEY, em seu livro Personnel Management, Human Capital Theory & Human Resource Accounting (1981), afirmam que "existem duas áreas de conhecimento que podem fornecer esclarecimentos sobre problemas de gerenciamento de pessoal e que podem ser úteis no desenvolvimento de uma estrutura de trabalho. Um é tirado do campo das ciências econômicas, e diz respeito às implicações dos recursos direcionados à educação,