Contabilidade
Curso: Administração/ Noturno 3° Fase
Professor: Adilio
Aluna: Samanta Terezinha Justen
Plano de Contas
Plano de Contas (ou Elenco de Contas) é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis. A montagem de um Plano de Contas deve ser personalizada, por empresa, já que os usuários de informações podem necessitar detalhamentos específicos, que um modelo de Plano de Contas geral pode não compreender.
O plano de contas é estruturado de forma ordenada e levam em consideração algumas características fundamentais, tais como tamanho da empresa, ramo de atividade que a empresa opera sistema contábil (equipamentos contábeis), interesses dos usuários etc.
O plano deve abranger, portanto, toda a extensão do conceito, função, funcionamento e relações das contas, a fim de que se possa realmente ter uma peça que preencha suas finalidades.
Por isto:
Oferece princípios contábeis gerais para registros e demonstrações;
Apresenta o titulo das contas;
Apresenta a classificação das contas;
Apresenta a função das contas;
Explica o funcionamento das contas;
Aponta a relação entre os grupos ou mesmo entre as contas;
Regula o registro das contas;
Estabelece a analise e os códigos das contas;
Prevê as derivações das contas;
Indica critérios de avaliação;
Oferece modelos de demonstração.
Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização e, na sua montagem, devem ser levados em conta três objetivos fundamentais: a) Atender às necessidades de informação da administração da empresa; b) observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis (Lei 6.404/76, a chamada "Lei das S/A”); c)