Contabilidade
FOLHA DE TEXTOS Nº 1
DESEMPREGO
INSTITUTO SUPERIOR DE
CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO
Instituto Politécnico de Coimbra
ANO LECTIVO 2011-2012
Desemprego
A população activa é o conjunto das pessoas que, num período de referência, manifestam disponibilidade para trabalhar, podendo estar empregados ou desempregados. A população inactiva é o conjunto das pessoas que, num período de referência, não estão empregadas nem desempregadas. Inclui crianças, estudantes, reformados, e todos aqueles que não procuram emprego ou não estão aptos para trabalhar.
A taxa de actividade é o rácio entre a população activa e a população total. Aumentou muito significativamente na segunda metade do século XX, com a entrada das mulheres no mercado de trabalho.
A taxa de desemprego é o rácio entre a população desempregada e a população activa.
O desemprego natural é um nível de desemprego de equilíbrio, associado ao produto natural e, portanto, à ausência de pressões no sentido de aumento ou diminuição da inflação. Tem uma componente estrutural e uma componente friccional, a primeira de natureza estática, e a segunda de natureza dinâmica.
Em 1962, Arthur Okun observou que o desemprego tem flutuações cíclicas, inversamente relacionadas com as flutuações cíclicas do produto. Este facto estilizado ficou conhecido como a Lei de Okun.
Fonte: Gordon (2005), “Macroeconomics”, 10th ed., Addison-Wesley.
Dado este comportamento, faz sentido decompor o desemprego em desemprego natural (UN) e desemprego cíclico (U-UN), ou desemprego de longo prazo e desemprego de curto prazo.
2
Desemprego
A taxa de desemprego natural está associada ao produto natural (YN). Quando o desemprego é inferior (superior) ao natural, o produto é superior (inferior) ao natural, e a inflação tende a aumentar (diminuir).
A estimação empírica da Lei de Okun aponta para que um aumento de 1% da taxa de desemprego esteja associado a uma diminuição de 2% a 3% do