Contabilidade
Julgue os itens a seguir:
(1) A existência de duas entidades sob controle comum, ainda que consolidem suas demonstrações contábeis, não afeta o princípio da entidade, mantendo-se as respectivas autonomias patrimoniais.
(2) O princípio da continuidade aplica-se tanto à cessação integral quanto parcial das atividades de uma entidade, bem como em relação ao grau de utilização de suas instalações, com reflexos no nível de produção.
Resolução:
1) (Correta) A existência de filiais, ou de empresas controladas pela mesma empresa, não afeta o princípio da entidade, pois cada uma mantém contabilidade em separado, visto que mantêm autonomia de seus patrimônios. Dessa forma, nem mesmo as demonstrações consolidadas ferem o princípio da entidade, já que não estabelecem novo patrimônio, apenas apresentam o resultado e patrimônio consolidado do grupo econômico;
2) (Correta) O princípio da continuidade estabelece que os eventos que podem geram efeitos relevantes na atividade empresarial devem ser reconhecidos pelas entidades, o que é o caso da cessação integral ou parcial das operações, assim como o grau de utilização das instalações. Esse reconhecimento deve ser efetuado, quando for por diminuição das atividades, por meio da constituição da reserva para contingências a fim de evitar a distribuição de dividendos. 2. (ESAF/AFRF/2002-1)
Abaixo estão cinco assertivas relacionadas com os Princípios Fundamentais de Contabilidade. Assinale a opção que expressa uma afirmação verdadeira.
a) A observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão, mas não constitui condição de legitimidade das Normas
Brasileiras de Contabilidade.
b) O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, exceto no caso de sociedade ou instituição, cujo patrimônio pode confundir-se com o dos sócios ou proprietários.
c) Da observância do