Contabilidade
2. Cite uma grande desvantagem do Princípio do Denominador Comum Monetário.
De acordo com este pricípio, quando o ativo for importado ou exportado de um país para o outro, terá de ser contabilizado de acordo com a moeda corrente (VARIAÇÃO CAMBIAL). Com isso o valor do ativo pode variar tanto para positivo quanto para negativo.
3. O Princípio da Atualização Monetária foi um avanço para a economia inflacionária por ocasião da Resolução nº 750/93. Explique esse princípio.
Atualização Monetária é o nome que se dá no Brasil para os ajustes contábeis e financeiros, realizados com o intuito de se demonstrar os preços de aquisição em moeda em circulação no país (atualmente o Real), em relação ao valor de outras moedas (ajuste cambial) ou índices de inflação ou cotação do mercado financeiro (atualização monetária propriamente dita). Em Economia é também chamado de "Correção Monetária", ou seja, um ajuste feito periodicamente de certos valores na economia tendo em base o valor da inflação de um período, objetivando compensar a perda de valor da moeda. Em termos de contabilidade tributária, a atualização monetária pode ser uma receita (denomina-se variação monetária ativa), ou uma despesa (variação monetária passiva).
4. Indique a diferença entre Regime de Competência, Realização da Receita e Confrontação da Despesa.
O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem e a diferença é que as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.
3. Atividade extrassala de aula (Biblioteca).
2. Há livros de Contabilidade que fazem um cuidadoso estudo sobre o Regime Caixa versus o Regime de Competência. Identifique pelo menos um.
Regime de Competência: o registro