Contabilidade
Ao
DD. Diretor Geral
Certa Autarquia
NESTA
Senhor Diretor,
CONSULTORIA EXTERNA – Apraz-me apresentar a V.Sa., em anexo, o diagnóstico sobre os Controles Internos dessa Autarquia, conforme tratativas comercial e técnica constantes do nosso contrato de consultoria.
2. Como me cumpre, fico à disposição de V.Sa. para que, após sua apreciação a este diagnóstico, seja marcada data para os desdobramentos que as circunstâncias o requererem.
Atenciosamente,
Natalina Marta da Silva
Consultora
DIAGNÓSTICO
CONTROLES INTERNOS
1. ESCOPO
O escopo deste trabalho foi concebido na medida em que desejando essa Diretoria informar-se sobre diversas situações, compreendidas em fatos econômicos e financeiros, e não os tendo, suscitou-se sobre a necessidade que haveria de tê-las a contento. Para tanto, aquela Diretoria alinhou os seguintes pontos, sobre os quais este diagnóstico deverá focar, para que as informações d’antes perqueridas sejam, satisfatória e adequadamente, atentidas.
2. PROGRAMA DE TRABALHO
O programa deste trabalho compreenderá fotografar, estaticamente, toda a atividade desenvolvida por essa Autarquia, dividindo-a em três grandes tópicos, quais sejam:
a) Situação encontrada;
b) Deficiências nos Controles Internos; e,
c) Soluções.
Como procedimentos, o presente trabalho irá:
➢ avaliar os controles internos existentes na autarquia e identificação de inconformidades;
➢ verificar se os procedimentos adotados na empresa, estão sendo efetuados de acordo com as normas e instruções fixadas pela autarquia, assim como dentro das normas legais vigentes;
➢ avaliar os controles existentes na celebração e execução dos contratos e convênios, avaliando a legalidade e economicidade da contratação, a eficiência e eficácia na sua execução;
➢ avaliar as