Contabilidade
Não podemos avançar no campo da contabilidade, sem antes compreendermos quais são as suas raízes. Só entenderemos o presente após conhecermos suas origens.
Podemos considerar que a história da contabilidade se mistura com a própria história da civilização, na qual surgiram as primeiras manifestações de proteção à posse e controle de seus bens.
Desta forma, podemos resumir a evolução da ciência contábil em quatro períodos principais:
A) Contabilidade no Mundo Antigo – Inicia-se nas primeiras civilizações e vai até
1202 d.C., com os seguintes acontecimentos:
• A contabilidade era feita de forma empírica, mas tinha como objeto o patrimônio representado por rebanhos e outros bens.
• Estes primeiros registros eram feitos pelo homem de forma mental, mas com a sua evolução, encontrou foram encontradas maneiras de registrar essas informações através de gravações e outros métodos alternativos.
• O método mais adequado neste período para exercer o controle dos bens, era a contagem. O inventário era classificado conforme sua natureza, ou seja, rebanhos de animais, metais, quantidade de escravos, entre outros.
• Geralmente, esse controle era realizado através da gravação ou desenho da cara do animal que queria controlar e o número correspondente às cabeças existentes.
• Escavações realizadas em Ur, na Caldeia, encontraram provas de que há 5.000 anos antes de Cristo, existiram documentos contábeis que comprovavam o registro de contas referentes à mão de obra e materiais.
• Com a invenção dos papiros e das penas, as informações passaram a ser registradas diariamente, agrupando-se vários períodos, o que lembrava o diário, balancete mensal e balanço anual.
6
• Os gregos, 2000 anos antes de Cristo, escrituravam Contas de custo e receitas de forma a compará-las para poderem apurar o saldo. Da mesma forma, aprimoraram este modelo e a estenderam às várias atividades como administração pública, privada e bancária.
B)