contabilidade
A Cia. Explicação presta serviços de assessoria contábil e financeira e, para tal, emprega diversos contadores e administradores, a quem denomina de assessores. Tais assessores executam suas atividades somente nas dependências das empresas atendidas pela Cia. Explicação e se utilizam de toda a infra-estrutura delas, exceto no que diz respeito ao "material de expediente". Quando necessário, levam consigo o material de expediente, que apanham na Cia. Explicação.
A Cia. Explicação também emprega algumas pessoas para as atividades administrativas. Essas trabalham numa sala alugada pela Cia. Explicação, uma vez que ela ainda não possui sede própria. É natural que tais empregados também consumam "material de expediente".
A Cia. Explicação foi constituída em 10/fev./05, com um capital social de $8.000 totalmente integralizado no momento de sua constituição. Seus exercícios sociais se encerram em 31 de dezembro de cada ano. Do resultado positivo (lucro) de cada exercício social, 30% são destinados para dividendos, os quais são pagosG aos seus acionistas (sócios) durante o exercício social seguinte.
Hoje é 31/dez./05, e o balanço patrimonial da Cia. Explicação, preparado imediatamente antes da apuração e da destinação do resultado de seu primeiro exercício social, apresenta-se como a seguir.
Deve-se considerar que ele está absolutamente correto:
COMPANHIA EXPLICAÇÃO
BALANÇO PATRIMONIAL em 31 de dezembro de 2005
(Preparado imediatamente antes da apuração e da destinação do resultado)
ATIVO
PASSIVO
Caixa
1.000
Salários a pagar – assessores
300
Salários a pagar – administrativos
150
Clientes
4.500
Aluguel a pagar
50
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Capital social
8.000
Material de expediente
2.000
Receitas de serviços prestados...
11.000
Despesas com salários – assessores.
(3.800)
Computadores
2.500
Consumo material de expediente – administrativos