contabilidade
Nesta primeira etapa iremos falar um pouco sobre o surgimento das teorias da administração, e a definição de cada uma delas, mediante pesquisa a livros e materiais de trabalho disponíveis.
2. Surgimento das teorias da Administração
O surgimento das teorias da administração se deu por volta do final do século XIX e início século XX, surgiu conforme os acontecimentos históricos importantes de nossa sociedade, como por exemplo, a Revolução Industrial.
Segundo Maximiano, 2007, as teorias administrativas são conhecimentos organizados e produzidos pela experiência prática das organizações e são fundamentadas como um conjunto de afirmações e regras, feitas para formatar o que se verifica como realidade.
3. Teoria Clássica / Definição
Teoria Clássica Definição
Fayol Enfatiza a estrutura formal da organização e adoção de princípios e funções administrativas necessárias a realização do trabalho. Defendia a teoria de que seu estudo teórico deveria preceder á prática da profissão, sendo 14 princípios básicos: Divisão do Trabalho, Autoridade e Responsabilidade, Unidade de Comando, Disciplina, Prevalência dos Interesses gerais, Remuneração, Centralização, Hierarquia, Ordem, Equidade, Estabilidade dos Funcionários, Iniciativa, Espírito de Corpo (O trabalho de deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro das equipes).
Aborda a disciplina no processo de como administrar e as 5 funções (POCCC), a qual deve ser definida para cada cargo na empresa.
Maximiniano A teoria Clássica da administração é uma escola de pensamento administrativa, idealizada pelo engenheiro Francês Henry Fayol. A partir da data de 1910 caracteriza-se pela ênfase na estrutura, pela visão e pela busca da máxima eficiência.
Legenda: POCCC: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar, e Controlar.
4. Teoria da Burocracia
Teoria da Burocracia Definição
Weber. Surgiu como paradigma de gestão, regulada pelas normas e inflexibilidade hierárquica.
Segue