Contabilidade
Conceito: o balanço patrimonial e a demonstração contábil para achar, a quantidade e qualitativamente de uma determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade.
O balanço patrimonial e demonstrado em duas partes: ativo e passivo.
No ativo são classificadas contas que representam bens, direitos e valores a receber.
No passivo são classificadas contas que representam dois outros componentes básicos: passivo exigível e patrimônio liquido.
Importância: Consiste na obtenção de dados das partes (ativo, passivo, patrimônio liquido), avaliar variações diretas dos registros contábeis.
Por essas operações exigerem muito trabalho ate em empresas de pequeno porte, faz-se a necessidade de resumir e apresentar os dados de forma objetiva e adequada, permitindo assim que pessoas interessadas possam conhecer a situação da empresa e as variações ocorridas em um determinado período.
Para que os elementos de analise e interpretação sejam obtidos e transmitidos de forma mais simplificada e necessário que a contabilização das operações seja feita com critério e calcada em um Plano de Contas bem elaborado.
Finalidade: É o demonstrativo contábil que possui por finalidade
Demonstrar a situação do patrimônio do Estado (conjunto de bens, valores, direitos e
Obrigações). Ele funciona como uma fotografia que, em determinado momento, espelha o valor do patrimônio público que está sujeito ao registro pela contabilidade.
Lei 6.404/76 e Lei 11.638/2007:
Obrigatoriedade: Numa época em que a importância da informação é indiscutível, parece ser óbvio que a escrituração contábil de qualquer empresa ou organização é uma necessidade e não um luxo.
A contabilidade deve escriturar toda a movimentação financeira, inclusive bancária, contendo a movimentação das contas: caixa, bancos conta corrente, bancos conta aplicações, numerários em trânsito, entre outras. O livro que contém o movimento dessas contas é o Livro Razão. No Livro Diário,