contabilidade
CAMPUS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO A GESTÃO DE CUSTOS
ADRIANO D. BUSS
EDUARDO RAMALHO
MARECHAL CANDIDO RONDON – PR
2014
Quando um produto é comprado, o consumidor pode dizer que o custo deste, foi o preço que ele pagou, mas para o fabricante do produto é diferente, este tem vários custos como os custos contábeis, custos financeiros, custos de oportunidades, dentre outros mais. Custos de modo geral podem ser diferentes como o preço a ser pago .para produzir um determinado produto.
Por outro lado, têm-se os preços que são a importância recebida pelo fabricante do produto ou serviço no ato da renda deste. Quando maior os preços, maior será o lucro das entidades, porém o mercado impõe limites de preço, o qual as empresas usam de sua estratégia e marketing para driblá-los. O mercado tende a adquirir seus produtos, quando percebe que o valor deles é superior ao seu preço.
A contabilidade está dividida em diferentes formas para suprir diferentes necessidades que a entidade pode vir a ter. São estes a contabilidade financeira, que trata das imposições legais e fiscais; a contabilidade gerencial,voltada a administração das empresas e a contabilidade de custos que analisa os gastos realizados pela entidade durante a operação.
A contabilidade de custos surgiu na era pós-revolução industrial, na qual as empresas começaram a comprar matéria-prima para transformar em novos produtos, o pagamento a ser feito por esta matéria-prima e a mão de obra envolvida á ela,é o que passou a ser chamado de custo.
A contabilidade de custo tem por função determinar o lucro por meio de dados,controlar as operação e recursos produtivos como estoque e manutenção e ajudar na tomada de decisões como terceirização de algum setor por exemplo.
Na contabilidade usa-se alguns termos