contabilidade
Resumo
Podemos dizer sem dúvida alguma que desde o início dos tempos sempre a contabilidade utilizava as suas contas para estudar, os fenômenos contábeis ou patrimoniais.
Assim, as contas e informações nunca poderiam ser objeto da contabilidade.
Desse modo podemos reconhecer que como ciência, a contabilidade não é a única que estuda o patrimônio, mas, uma das disciplinas. O direito, a Economia, a Administração e a organização também o estudam, todavia, de maneira diferente, porém, a Contabilidade é a única ciência que o estuda pelos ângulos qualitativos e quantitativos, na sua característica estática e dinâmica com a intenção de promover a eficácia. Para a Contabilidade interessa a riqueza por si, o fenômeno patrimonial, e não os interesses alheios a este objeto, provindos de pensamentos correlatos.
Veremos agora como se desenvolve cada parte do estudo do objeto patrimonial com o fim de observá-lo no ângulo puramente Contábil.
(Palavras - Chaves: Patrimônio - Aspecto Qualitativo - Aspecto Quantitativo - Capital - Outras ciências e o patrimônio - Estática Patrimonial - Dinâmica Patrimonial).
3.1 - O QUE É PATRIMÔNIO
Muito perguntam o que é o patrimônio.
Na ótica de conjunto podemos defini-lo como uma reunião de bens, créditos, e dívidas, ou bens, direitos e obrigações1.
De uma outra forma genérica podemos conceituá-lo como um conjunto de riquezas organizadas em prol de um objetivo específico.
Os bens são as riquezas materiais ou imateriais, que servem para satisfazer uma necessidade patrimonial ou humana; são instrumentos-meios para um fim maior.
Os créditos são as riquezas negociadas em terceiros que servirão ao recebimento posterior; são os valores a se receber antes ou depois de um ano.
As dívidas são os compromissos que deverão ser pagos no curto e longo prazo, ou seja, é a parte que se exige financeiramente.
Além desses elementos existe a situação líquida ou o