CONTABILIDADE
Adendo Unidade III
1 ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL
A estrutura do capital de giro e a ligação entre seus vários componentes dependem do setor de atuação da empresa e também de parâmetros, como ciclo operacional e ciclo financeiro.
Segundo
Matarazzo
(1998,
p.43),
o
balanço
patrimonial: É a demonstração que apresenta todos os bens e direitos da empresa (Ativo), assim como as obrigações (Passivo Exigível) em determinada data. As diferenças entre Ativo e Passivo é chamada
Patrimônio Líquido e representa o capital investido pelos proprietários da empresa, quer através de recursos trazidos de fora, quer em suas operações e retidos internamente.
Assaf Neto (2002, p.58) menciona que: O balanço apresenta a posição patrimonial e financeira de uma empresa em dado momento. A informação que esse demonstrativo fornece é totalmente estática e é bem provável que a estrutura se apresentará relativamente diferente algum tempo após o encerramento. As contas que serão classificadas no Balanço Patrimonial, representando os elementos do patrimônio registrados na escrituração mercantil, estão agrupadas de maneira a facilitar o conhecimento e análise da situação financeira da companhia. Demonstra-se em forma equacional: o lado positivo representado pelo Ativo, que são os bens e os direitos; e o lado negativo representado pelo Passivo, que são as obrigações; e a diferença entre ambos é o Patrimônio Líquido que representa o investimento dos proprietários na constituição da empresa.
Após a edição da Medida Provisória nº 449/2008, a estrutura do balanço patrimonial passou a ter a seguinte configuração:
2
Fonte: Lei nº 6.404/1976, 178 , §§ 1º e 2º, com a redação dada pela MP nº
449/2008, art. 36, convertida na Lei nº 11941/2009
ATIVO
PASSIVO
Ativo Circulante
Passivo Circulante
Ativo Não-Circulante
Passivo Não-Circulante
» Realizável a Longo Prazo
» Investimentos
Patrimônio Líquido
» Imobilizado
» Capital