Contabilidade
É um produto é composto pelo preço da matéria-prima, o preço da mão-de-obra direta usada na sua produção, o preço da mão-de-obra indireta usada para o funcionamento da empresa e o custo de amortização da maquinaria e dos edifícios.
Alguns especialistas afirmam que muitos empresários costumam estabelecer os seus preços de venda com base nos preços da concorrência, sem antes determinar se estes chegam a cobrir os seus próprios custos. Por isso, negócios em grande quantidade não prosperam já que não obtêm a rentabilidade necessária para o seu funcionamento, o que reflete que o cálculo dos custos é indispensável para uma correta gestão empresarial.
O Rateio dos Custos Indiretos é, portanto, uma forma de alocação desses custos na mesma proporção de alguns custos diretos que, por sua vez, são definidos pelos próprios gestores. Consiste em distribuir os custos indiretos alocados a menor ou a maior entre os estoques finais de produtos em processamento, produtos acabados e custo dos produtos vendidos. Aos estoques de matérias não estão alocados os custos indiretos de fabricação, portanto não se inclui nesse rateio.
O Custo Indireto não pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos somente apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas ligadas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.
Insere-se nas parcelas de custos a cada tipo de bem ou função por meio de critérios de rateio. É um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, sem que se possa separar