contabilidade
FRANCIENE OLIVEIRA ESTURARI MORAES
GESTÃO DOS CUSTOS DOS SERVIÇOS
Vilhena
2009
FRANCIENE OLIVEIRA ESTURARI MORAES
GESTÃO DOS CUSTOS DOS SERVIÇOS
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA.
Orientador: Prof. Me. REGIS GARCIA
Vilhena-RO
Ano 2009
Introdução
Para que uma empresa se caracterize como competitiva, é necessário que esta tenha conhecimento de onde emanam seus lucros, e também um entendimento de seu arcabouço de custos. A inquietação com custos pairou sobre o produto, durante décadas, o que é consideravelmente evidente em uma economia industrial. A evolução dos sistemas de custeio, isto é, soma das despesas, originou-se da necessidade das indústrias em controlar e obter os seus custos. Nos dias de hoje, a área de serviços simboliza parcela cada vez mais significativa na economia, estabelecendo a necessidade de que o trabalho seja voltado não para o rendimento do produto, mas sim para a lucratividade dos clientes, modificando o foco da gestão de custos das empresas.
Atualmente um dos problemas do custeio, é a dificuldade de responder quais os custos de servir e quais os clientes mais lucrativos, ou seja, não adequação dos conceitos clássicos de custo ás empresas de serviço.
O objetivo de um sistema de Contabilidade de Custos gerar informações para apoio ao controle e auxílio ao processo de tomada de decisão.
Observa-se, por diversas vezes, que as empresas de serviços não possuem em seu sistema de custos um auxílio à gestão, lembrando também que nas indústrias, os serviços de apoio não são objeto de um custeio mais apurado, visando à ligação entre eles e os clientes que deles fazem uso.
O objeto deste artigo é o