contabilidade
1.1 Principais fatos históricos do IFRS
O processo de harmonização contábil foi iniciado em 1970 com a criação do International Accounting Standards Committee (IASC) pelos países da comunidade Europeia. Os principais desafios eram superar as diferenças culturais, políticas e as questões locais (questões tributárias, obrigações fiscais, etc). Em 1998 foi criada a estrutura conceitual do IASB (International Acoounting Standards Board - Conselho Internacional de Princípios de Contabilidade), que era uma reestruturação do IASC, a estrutura foi adotada em 2001.
Após todos os estudos realizados pelo IASB, em 2002 foi aprovado pelo parlamento e Conselho da União Europeia a adoção do padrão IFRS para as empresas listadas em mercados regulamentados, a partir do exercício de 2005.
A crise contábil norte-americana, a adoção das regras do IASB pela comunidade europeia, a quantidade de países que estão adotando as regras do IASB levaram os Estados Unidos da América a buscarem a convergência. Em 2006 foi formalizado um documento onde as duas entidades IASB e FASB (FASB – Financial Accouunting Standards Board, órgão que determina os padrões adotado pelo Estados Unidos) se comprometem a eliminar as maiores diferenças entre elas.
Abaixo podemos observar os principais fatos históricos que deram inicio a padronização da contabilidade á nível mundial, através do IFRS.
1.2 Conceito e estrutura da IFRS
A estrutura IFRS tem o compromisso de desenvolver, no interesse público, um conjunto único de normas contábeis globais de alta qualidade, que exige informações transparentes e comparativas nas