Contabilidade
O Desafio da Terminologia
A terminologia é um dos desafios enfrentados pelos que iniciam o estudo da contabilidade, pois pode, num primeiro momento, dificultar o entendimento da matéria. Entre as palavras que mais inquietam o estudante, sobretudo o principiante no estudo da contabilidade, estão débito e crédito.
Débito, na nossa linguagem comum, significa situação negativa, desfavorável; ou saldo negativo na conta corrente bancária; ou estar em falta com alguém etc. Na terminologia contábil, essa palavra poderá ter esses mesmos significados ou até mesmo assumir uma situação positiva.
Crédito, no nosso cotidiano, pode representar situação positiva, favorável; ou saldo positivo na conta corrente bancária; ou ter crédito no mercado (possibilidade de poder comprar a prazo, ter nome limpo na praça) etc. Na terminologia contábil, essa palavra poderá adquirir esses mesmos significados ou até mesmo corresponder à situação negativa.
Não é fácil para o iniciante no estudo da contabilidade concordar que em determinado momento a palavra débito seja usada com significado positivo, favorável, uma vez que, em sua vida diária, essa palavra raramente assume esse sentido. Portanto, para entender com facilidade não só o mecanismo do débito e do crédito, o qual representa a essência da contabilidade, bem como todo o processo contábil, é preciso ter consciência de que algumas palavras, termos ou expressões do seu dia-a-dia podem ter significados diferentes quando utilizados pela ciência contábil.
Veja outros exemplos de termos, palavras e expressões que fazem parte da terminologia contábil e serão presença constante em nossos estudos: empresa, capital, imóveis, legalização da empresa, personalidade jurídica, pessoa física, pessoa jurídica, livros fiscais, móveis e utensílios, mercadorias, compras à vista, compras a prazo, vendas à vista, vendas a prazo, obrigações, direitos, saldos, estoque, lucro, prejuízo, gestão, patrimônio,