contabilidade
Na sociedade moderna, necessitamos de organizações que produzam bens e prestem serviços para que possamos viver.
Uma organização surge da intenção de pessoas, que desejam alcanças um objetivo em comum.
Existem organizações com fins lucrativos e sem fins lucrativos, as chamadas ONG’s. Mas, ambas necessitam ser planejadas, coordenadas, dirigidas e controladas para que consigam atingir o objetivo. Aí está a função do administrador.
A administração nada mais é do que a condução racional das atividades, sejam elas lucrativas ou não. Ela é indispensável para a existência, sobrevivência e sucesso da organização.
A TGA se ocupa com a Administração em geral, não se preocupando onde ela seja aplicada, é estudo da Administração nas Organizações.
O administrador define estratégias, efetua diagnóstico de situações, dimensiona recursos, planeja suas aplicações, resolve problemas, gera inovação e competitividade.
Segundo Kartz, o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira que lida com as pessoas e situações, do que seus traços de personalidade. Para Kartz três tipos de habilidades importantes para um administrador: habilidades técnicas, humanas e conceituais.
Habilidades técnicas: como trabalhar com coisas, usar seu conhecimento. Exemplo: contabilidade, engenharia, manutenção de computadores;
Habilidades humanas: relaciona-se ao trabalho com as pessoas. Saber trabalhar com elas, e por meio delas.
Habilidades conceituais: são habilidades relacionadas como pensar, raciocinar, com diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas para solução de problemas. Ter uma visão de futuro e de coisas que ninguém mais enxerga.
A combinação dessas habilidades é muito importante para o administrador. Contudo, quanto mais elevado for seu nível na organização, menor será a necessidade de possuir habilidades técnicas, e, aumentando as habilidades intelectuais.
A TGA se propõe a desenvolver habilidade