Contabilidade
Segundo Moscove (2002). À Evolução da Contabilidade é importante o estudo da história para que se conheçam quais as principais fundamentações praticas e teóricas que estão alicerçando os procedimentos contábeis atuais. Quanto à utilização de softwares avançados, tornaram E se indispensáveis para as empresas, principalmente pelo aumento da competitividade, e nos procedimentos contábeis, sendo a ferramenta que possibilitou ao profissional da contabilidade realizar os procedimentos de forma mais eficiente e eficaz, podendo assim disponibilizar mais tempo para se especializar, e realizar outras rotinas fornecendo mais informações sobre as entidades aos seus clientes.
Com o auxilio de dados da empresa pode se visualizar algumas diferenças entre as informações obtidas de forma manual e com o auxilio da informática, e assim verificar que a utilização do Sistema Integrado ajuda a administração e a contabilidade a gerar vários relatórios e obter informações sobre as atividades da empresa, auxiliando na tomada de decisões. Para as empresas permanecerem no mercado devem seguir o avanço tecnológico atualizando E se com softwares destinados a sua atividade. A contabilidade por sua vez deve seguir a tendência de programas integrados facilitando e melhorando cada vez mais a prestação de seus serviços, Moscove (2002).
Estudo crítico de plano de contas sugerindo melhorias na visão de controle e gestão empresarial.
O Plano de Contas deve expressar, por meio das contas contábeis, o negócio e a particularidade de uma organização. Iudícibus et. al. (1994) entende que ao preparar um projeto para desenvolver um Plano de Contas a empresa deverá buscar várias possibilidades de relatórios gerencias e para uso externo, prevendo contas de acordo com os diversos relatórios a serem produzidos.
O CFC (2002) afirma que o Plano de Contas é a estrutura