Contabilidade
TEORIA DA CONTABILIDADE
DEFINIÇÃO DE ATIVO, PASSIVO, PATRIMÔNIO LÍQUIDO, RECEITAS, DESPESAS, PERDAS E GANHOS.
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
FRANCA
2014
1. Quais são as características que define um ativo? Explique-as e identifique aquela que a Teoria da Contabilidade considera fundamental para caracterizar um ativo adequadamente.
Os ativos correspondem aos bens, direitos e demais aplicações de recursos de uma empresa, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.
Dentre os bens, têm-se como exemplo, veículos, imóveis, máquinas, móveis e utensílios, etc. Dentre os direitos, têm-se como exemplo, contas a receber, depósitos em banco, ações, etc.
Incorporar um benefício futuro provável é a característica essencial dos ativos. Ausente esta característica, não se pode reconhecer a existência do ativo em termos contábeis.
Assim devem-se observar os conceitos básicos do ativo: propriedade ou posse de controle; direito exclusivo da entidade aos benefícios futuros; expectativas de benefícios futuros através do potencial de serviços geradores de fluxos de entrada de caixa.
2. Certa empresa assinou um contrato de fornecimento a longo prazo, pelo qual se compromete a entregar, a partir do próximo mês, após a data de assinatura do contrato, mercadorias durante seis meses, no valor de venda de R$ 500.0000,00 mensais. De modo geral, como trataria contabilmente o assunto? Por quê?
Sabe-se, que conforme o regime da competência, as receitas e as despesas devem ser inclusas na apuração do resultado no período de sua ocorrência, independente do recebimento ou pagamento. Assim sendo, conforme o assunto relatado, essa empresa deve lançar o valor total da venda no mês em que ocorreu a assinatura do contrato, pois