contabilidade
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO E ÉTICA EM CONTABILIDADE
DOCENTE: ANTONIO DA FÉ
DISCENTES: FRANCISCO DAS CHAGAS REBOUÇAS
RAFAELLA MENDES
RUAN CARLOS
ERIVANILDO FREITAS DE OLIVEIRA
FABIANO DE SOUZA
LUCIAN ELAN BRAGA
RESUMO DA Iª PARTE DO LIVRO ÉTICA PROFISSIONAL DE ANTONIO LOPES SÁ
PARTE I - Elementos de Ética
INTRODUÇÃO GERAL E PRIMEIRA CONCEPÇÃO DE ÉTICA
Deve-se aceitar como ética, a expressão moral, embora não seja muito aceitável e qual realmente seria a forma de melhor entendê-la em uma situação mais apropriada para este assunto em especial, a ética, de maneira que se possa analisar sobre este mesmo referido assunto.
A preocupação com esta área da Filosofia, considerada como Ciência, é milenar, antes mesmo de Cristo, no século VI, como Pitágoras. Estas manifestações com a Ética é observada em obras antiqüíssimas.
Sentido amplo de ética
Em sentido mais amplo, a ética é a ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes.
Diz respeito a todos os estudos de aprovação ou desaprovação da ação dos homens e a consideração de valor como equivalente de uma medição do que é real e voluntarioso no campo das ações virtuosas.
Esta virtude é vista como prática do bem e esta como promotora da felicidade dos seres, seja no individual ou na sua coletividade.
Analisa a vontade e o desempenho virtuoso do ser em face de suas intenções e atuações, quer relativos à própria pessoa, quer em face da comunidade em que se insere.
VARIADOS ASPECTOS DE ANÁLISE DA ÉTICA NO ENTENDIMENTO DOS PENSADORES CLÁSSICOS
Depois de expostas as idéias genéricas, é preciso esclarecer sobre os dois aspectos sob os quais ela tem sido aceita pelos estudiosos da questão:
1º como ciência que estuda a conduta dos seres humanos, analisando os meios que devem ser empregados para que a referida conduta se reverta sempre em favor do homem. Nesta situação, o homem torna-se o centro da observação, em