contabilidade
Como a área do conhecimento no Brasil e passou a ocupar um papel fundamental para o crescimento e fortalecimento das empresas. Quais os avanços conquistados pela contabilidade nos últimos 50 anos no Brasil.
Introdução
Segundo Hamilton Luiz Fávero não se pode precisar a época que a contabilidade se iniciou. Porem acredita-se que ela seja tão antiga quanta a origem do homem. Ela surgiu a partir do momento que o homem passou a possuir bem. Segundo alguns pesquisadores os primeiros sinais da existência da contabilidade datam mais ou menos 4000 a.C.
Acredita-se a contabilidade é uma área do conhecimento cuja evolução sempre esteve associada ao desenvolvimento das atividades mercantes, econômica e social. Na Europa a contabilidade teve um desenvolvimento a partir do século XX, foi nessa mesma época que a escola Italiana de contabilidade teve inicio.
Surgiu ao longo dos tempos diversos pensamento sobre a contabilidade, o neocontismo, o controlismo, o aziendalismo e o patrimonialismo. Dentre essas escolas a mais aceita mundialmente foi a escola patrimonialista, criada pelo italiano Vicenso Mais. Cada uma dessas escolas de pensamento contábil defendia diferentes formas de pensamento contabilidade e definições.
A contabilidade é a ciência das contas; é a arte de ter ou contar ou ate mesmo é uma ciência da administração, essa são algumas definições das escolas de pensamento contábil. Na verdade a contabilidade sempre apresentou o seu objeto de estudo que é o patrimônio. No Brasil a contabilidade sofreu forte influencias da contabilidade norte-americana.