Contabilidade
A CONTROLADORIA HOSPITALAR E O MODELO DE GESTÃO
A concepção da controladoria hospitalar como uma unidade do processo de controle de gestão está firmada em uma visão ampla, ou mesmo holística do processo de gestão, com bases sólidas no sistema de informações contábeis, gerenciais e técnico-operacionais da assistência.
A controladoria tem no modelo de gestão de entidade hospitalar ou de saúde uma concepção de interconexão lógica e operativa sobe uma mesma base de conceituação de integralidade organizacional. O modelo de gestão de um hospital, em suma, expressa na prática o caminho objetivo de concretizar a sua missão, visão e valores, que se configuram de forma muito clara e abrangente, através do emprego do BSC, o qual somente é possível com a estruturação de um modelo de gestão que possa ser acompanhado e controlado por um excelente e eficaz processo de controladoria hospitalar. Todos os aspectos e procedimentos na forma de planejar, executar e avaliar a entidade, dentro dessa abordagem de BSC, passam por esse processo de gestão estruturada, por meio da controladoria hospitalar, e com isso, o “estar no mundo da gestão hospitalar”, dando respostas as resiliencias da entidade, envolve sistematicamente:
1. A existência de um planejamento estratégico com realinhamento de mercado e da própria organização;
2. A qualidade ou excelência das decisões (proativiadade);
3. Grau de participação e de autonomia dos gestores no processo decisório;
4. Critérios de avaliação e desempenho
5. Estilo gerencial: papeis e posturas.
A Controladoria Hospitalar no modelo de gestão tem ainda um papel fundamental no sentido de promover a aprendizagem e conseqüentemente o aperfeiçoamento do próprio modelo, do processo e das pessoas. Definido o modelo de gestão e adotado o estilo gerencial mais adequado, deve-se definir o