Contabilidade
CONTABILIDADE COMERCIAL
Maceió/Alagoas
2013
CONTABILIDADE COMERCIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, referente ao 3º período.
Maceió/Alagoas
2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre contabilidade comercial, a fim de explicitar alguns temas a Empresa Comercial Universal Rei Comércio de Roupas de Cama LTDA.
Será apresentado através de tópicos informações conceituais e teóricas sobre: definições conceituais dos princípios da contabilidade, Regime de apuração, Métodos de Avaliação de estoques, Operações com mercadorias e impostos, Operações Financeiras, demonstrações contábeis e legislação profissional.
PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE
Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional.
A partir de 02.06.2010, Os "Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC)", citados na Resolução CFC nº 750/1993, passam a denominar-se "Princípios de Contabilidade (PC)", por força da Resolução CFC 1.282/2010.
Os princípios são aplicáveis à contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio das Entidades.
São Princípios de Contabilidade:
I) o da ENTIDADE;
II) o da CONTINUIDADE;
III) o da OPORTUNIDADE;
IV) o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL;
V) o da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA; (Revogado pela Resolução CFC 1.282/2010)
VI) o da COMPETÊNCIA; e
VII) o da PRUDÊNCIA.
O princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um