contabilidade
O sistema contábil deve estar integrado ao programa de planejamento global e ao controle de resultados de uma empresa?
Conforme dicionário Globo (1993) “ Contabilidade é a arte de escriturar livros comerciais; modo ou sistema de organizar as contas burocráticas; parte de uma administração, especialmente encarregada das contas.”
Para Franco (2010), Contabilidade é a ciência que explora, controla, representa e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, estabelece normas e os registram, para oferecer as informações, variações e o resultado econômico envolvidos com a empresa.
Figueiredo e Caggiano (2008) “O orgão administrativo Controladoria tem por finalidade garantir informações adequadas ao processo decisório, colaborando com os gestores na busca da eficácia gerencial”.
Com o aumento da complexidade nas organizações, a função contábil e financeira é o caminho lógico para analisar a situação real da empresa, para assim, projetar o futuro de modo a continuar sendo competitivo no mercado.
A interação entre os setores financeiro, contábil e econômico é forma mais segura que a empresa tem para estabelecer e manter um plano integrado de metas de curto e longo prazo, assim, de modo a analisar, interpretar todos os parâmetros para o processo da tomada de decisão, sempre com o acompanhamento rígido, assim, proporcionando segurança nas informações.
A controladoria é o departamento mais apropriado para averiguação das informações, cruzando-as e demonstrando o impacto que refletirá para a empresa, orientando-a para a eficácia.
Em suma, a maioria das organizações despertaram para a importância do sistema integrado de gestão, buscam capacitar os seus colaboradores para que juntos construam uma empresa sólida, eficiente e eficaz, resultando maior lucratividade. Para aquelas que continuam no modelo arcaico de administração está fadada a falência.
BIBLIOGRAFIA
Fernandes, Francisco. Lufgt, Celso Pedro. DICIONÁRIO