contabilidade
A contabilidade das empresas é uma área extremamente importante para a sua própria organização e funcionamento, designadamente no que concerne à vertente de criação de informação fundamental acerca da sua situação económica e financeira. Assim, a informação contabilística, designadamente a constante dos principais mapas-tipo (balanço, demonstração de resultados, demonstração de origem e aplicação de fundos, etc.), tem de ser correta e completa de forma a ser analisada e interpretada devidamente tanto pela própria empresa como de outras entidades que nela depositem interesse (Estado, investidores, financiadores, etc.). Mais concretamente, é importante que a informação contabilística permita a obtenção de uma imagem verdadeira da situação financeira e dos resultados das operações de todas as empresas.
Neste contexto, é definido no plano oficial de contabilidade, aplicável à grande maioria das empresas, um conjunto de regras básicas a que deve obedecer a sua contabilidade, sendo essas regras conhecidas por princípios contabilísticos. O objetivo fundamental destes é zelar pela obtenção através da contabilidade da correta e exata imagem da situação das empresas, designadamente no que concerne ao seu património num determinado momento e aos seus fluxos económicos e monetários num determinado período de tempo.
Princípios e políticas Contablísticas
São sete os princípios contabilísticos consagrados no plano oficial de contabilidade: princípio da continuidade; princípio da consistência; princípio da especialização; princípio do custo histórico; princípio da prudência; princípio da substância sobre a forma; e princípio da materialidade.
O princípio da continuidade impõe a consideração de que uma empresa labora de forma continuada, com duração ilimitada, não prevendo portanto a diminuição ou cessação das suas operações.
O princípio da consistência implica a manutenção das mesmas práticas contabilísticas de um exercício