Contabilidade
Ao abordarmos este assunto verifica-se a necessidade de apresentar os principais conceitos que envolvem os custos.
A contabilidade de custos mensura a apuração dos custos dos produtos e serviços, registrando a passagem dos custos aos produtos, separando os custos e despesas, desenvolvendo informações com a missão de auxiliar a tomada de decisão.
Toda organização utiliza a contabilidade de custos, independente da sua área de atuação no mercado, com objetivo de auxiliar e planejar as decisões relacionadas à produção.
Leciona Martins (2010, p.19) que: a contabilidade de custos nasceu da contabilidade financeira, quando da necessidade de avaliar estoques na indústria, mais especificamente com o início da Revolução. A contabilidade nessa época tinha sua aplicação maior no segmento comercial, sendo utilizada para apuração do resultado do exercício. Porém, com o incremento da indústria surge a necessidade de cálculo de custos para formação de estoques.
Custo por Crepaldi (2010 p.7) “refere-se aos gastos de bens ou serviços, que são utilizados na produção de outros bens e serviços, também é um gasto, só que reconhecido como tal, isto é , como custo, no momento da utilização dos fatores de produção.”
5.3.2 Apuração dos custos: Primários, Transformação, Produção, Acabados e
Vendidos
Custos Primários
São a soma simples de matéria - prima e mão de obra direta. Não são a mesma coisa que custo direto, que é mais amplo, incluindo, por exemplo, materiais auxiliares, energia elétrica. CREPALDI (2010, p.10)
Custos de Transformação
Representam custos de transformação o valor do esforço da própria empresa no processo de elaboração de um determinado item (mão de obra direta e indireta, materiais de consumo industrial). MARTINS, (2010, P.51)
Custos de Produção
É a soma dos custos ocorridos no período de produção dentro da fábrica.
Custos da Produção Acabada
Consiste na soma dos custos ocorridos na