Contabilidade
Curso de Administração
Metodologia
Os primórdios da Contabilidade resumem-se praticamente no homem primitivo contando (inventariando) seu rebanho. O homem, cuja natureza á ambiciosa, não se preocupa apenas com a contagem de seu rebanho mas – o que é mais importante – com o crescimento, com a evolução do rebanho, e conseqüentemente, com a evolução da sua riqueza. Assim, ele faz inventários (contagem) em momentos diferentes e analisa a variação de sua riqueza.
Observamos uma primeira forma, bastante rudimentar, de relatório contábil (o inventário do rebanho). Bem como uma análise de variação da riqueza, que compreende um período entre dois inventários.
Com o passar do tempo (em épocas recentes) foram pensadas e estudadas as várias formas de registrar os fatos contábeis que davam origem a esse relatório.
Dessa maneira, evolui historicamente a Contabilidade, partindo dos Inventários (relatórios contábeis), apurando a variação da riqueza e, por fim, imaginando as formas de registros contábeis.
É em decorrência dessa seqüência didática (dos relatórios contábeis aos lançamentos) que completamos best-sellers em Contabilidade Introdutória, tais como e de Finney & Muller, o da Equipe de Professores da FEA/USP etc.
Não poderíamos fugir a essa corrente irrefreável, que tem origem na revolucionária Escola Contábil Americana e que hoje predomina nas faculdades brasileiras, pois, sem dúvida, desperta maior interesse dos estudantes de Contabilidade em aprender, partindo dos Relatórios Contábeis e não dos Lançamentos (Registros).
CONTABILIDADE
A Contabilidade é uma ciência social que estuda o Patrimônio de uma entidade econômico-administrativa, pessoa física ou jurídica, com o objetivo de obter registros classificados e sintetizados dos fenômenos que afetam a sua situação patrimonial e financeira.
Para entendimento do que vem a ser a ciência da Contabilidade, podemos fazer uma analogia entre as três